Você está em: Página Inicial > Prefeitura >História

A cidade

Brejinho é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é constituído pelo distrito sede, pela Vila de Fátima e pelos povoados de Placas da Piedade e Lagoinha.

O POVOADO do Brejinho de José Nunes pertencia ao município de Itapetim, e teve como primeiros habitantes os senhores Manoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de traballhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.

Simbolizando o espírito de religiosidade do homem sertanejo, em 19 de março de 1929, foi celebrada a primeira missa naquele povoado, sob a sombra de uma frondosa baraúna situada entre as humildes casas de palha e taipa pelo padre João Leite Gonçalves de Andrade.

Na mesma data da celebração da missa realizou-se a primeira feira livre do pequeno aglomerado, com a presença de vários feirantes vindos de localidades vizinhas.

A primeira capela, erguida em homenagem a São Sebastião, teve início em 1929, sendo, anos mais tarde ampliada e reconstruída pelo padre italiano Mário Maragon, vigário de Itapetim, na época.

- Distrito criado com a denominação de Brejinho, por lei municipal nº 14/62, de 10-04-1962, subordinado ao município de Itapetim.

- Elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho, pela lei estadual nº 4996, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Itapetim.

- Em 20 de março de 1964, o município de Brejinho foi instalado.

Localiza-se a uma latitude 07º20'58" sul e a uma longitude 37º17'10" oeste, estando a uma altitude de 737 metros, localiza-se a aproximadamente 400 km da capital Recife. Sua população estimada em 2004 era de 7.214 habitantes.

As "cidades-pólo" mais próximas são: São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Arcoverde

O município tem por padroeiro São Sebastião, cuja festa é celebrada em 20 de janeiro, mês que a cidade tem um maior número de visitantes atraídos pelas festividades que são tradicionais em toda região. A cada ano cresce a festa em todos os níveis, aumentando também a quantidade de pessoas que ocupam as ruas da cidade e principalmente seu desenvolvimento, cultural, político, econômico e social.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.6 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município de Brejinho está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semiárido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino.

O município de Brejinho encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, estando constituído pelos litotipos das suítes Granítica-Migmatítica Peraluminosa Recanto/Riacho do Forno e Calcialcalina de Médio a Alto Potássio Itaporanga, e dos Colúvio-eluviais.Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais;Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

Pedra Grande

Brejinho possui atrativos turísticos naturais como a Pedra Grande, localizada a 2 km, onde fica a Gruta do Morcego, bem procurada por visitantes. A paisagem da nascente do Rio Pajeú, situado no povoado Brejinho dos Ferreiras, e a Pedra dos Índios completam a beleza natural do município.

Atrativos naturais

Brejinho é uma das menores cidades pernambucanas, ideal para quem gosta da vida tranquila do interior. E o município tem vários atrativos naturais, como a Pedra Grande, a 2 km da sede, onde fica a Gruta do Morcego. Ou a Serra do Balanço, onde está a nascente do Rio Pajeú que percorre 325 km e desagua no rio São Francisco.

Festa do Caju, no povoado de Lagoinha.

11 a 24 de janeiro - Festa de São Sebastião.

A Prefeitura

O povoado do Brejinho de José Nunes, atualmente município do Brejinho, teve como primeiros habitantes os senhores: Manoel Simão da Silva, José Gomes da Silva, Amaro Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva, simples agricultores que souberam juntar suas forças de traballhadores e implantar o espírito de participação, contribuindo assim para a ampliação do lugarejo ali iniciado.

Simbolizando o espírito de religiosidade do homem sertanejo, em 19 de março de 1929, era celebrada a primeira missa naquele povoado, pelo padrre João Leite Gonçlves de Andrade, à sombra de uma velha Braúna, situada entre as humildes casas de palha e taipa.

A primeira capela, erguida em homenagem a São Sebastião, teve início em 1929, sendo, anos mais tarde, ampliada e reconstruída pelo padre italiano Mário Maragon, vigário de Itapetim, na época.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Brejinho, por lei municipal nº 10, de 10-04-1962, subordinado ao município de Itapetim.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Brejinho figura no município de Itapetim.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho, pela lei estadual nº 4996, de 20-12-1963, desmembrado de Itapetim. Sede no antigo distrito de Brejinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-03-1964.

Prefeitura Municipal de Brejinho

Rua Severino C Nogueira, 153, Centro